Aguarde, carregando...

Notícias

Jornada Paulista de Ortodontia e Posse da nova diretoria 2014-2016

Terça, 08 de Abril de 2014

No último sábado de março de 2014, mais precisamente no dia 29, nas dependências do Hotel Pestana em São Paulo, foi realizada com grande êxito a Jornada da ABOR, secção São Paulo. O encontro foi recheado de conhecimento cientÍfico e clÍnico proporcionando aos Colegas a oportunidade de atualização na pratica clínica ortodôntica.


Com o intuito de discutir os princípios para o diagnóstico em ortodontia e as tendências terapêuticas com aparelhos alinhadores estéticos e braquetes linguais, expoentes da Odontologia e Ortodontia Paulista ministraram palestras abordando aspectos relevantes nas diferentes áreas citadas. A Dra. Daniela Garib, abordou o tema – Tomografia computadorizada: Já temos um bom senso para indicá-la? – esclareceu a platéia sobre o uso das tomadas tomográficas e explicitou as vantagens deste exame na prática Ortodôntica; já o Dr. Bernardino Marques de Figueiredo Filho, apresentou os Princípios de Gestão de Custos na Clínica Ortodôntica – de uma forma didática norteou as atitudes que o Ortodontista deve realizar no controle e planejamento financeiro de sua clínica.


Com a palestra Odontologia Estética com previsibilidade, abordando enceramento de diagnóstico, mock up a serviço de uma odontologia minimamente invasiva, o Dr. José Carlos Garófalo presentou aos ouvintes, com uma abordagem multidisciplinar os tratamentos estéticos do sorriso após terapia Ortodôntica, salientando a necessidade de um planejamento criterioso. Com o propósito de debater sobre a eficácia das técnicas com aparelhos alinhadores e fixos linguais, os Professores Dra. Andréia Cotrim Ferreira, Dr. Luiz Gonzaga Gandini Jr, Dr. Rolf M. Faltin e Dr. Maurício Alencar Casa debateram o tema – Técnica Lingual ou Alinhadores- Dra. Andreia apresentou casos clínicos tratados nas duas diferentes técnicas; da mesma forma o Dr. Gandini evidenciou a eficiência na filosofia lingual e suas dificuldades clínicas aos iniciantes nessa técnica. O Dr. Rolf apresentou as vantagens da terapia com alinhadores, principalmente do sistema Clear Align® da Scheu Dental, por ser um sistema progressivo de forças. Já o Dr. Casa, demonstrou o sistema Invisaling®, a previsibilidade por meio da ferramenta ClinCheck®, para os mais diversos tipos de má oclusão. Após as apresentações houve um debate com os quatro últimos Professores sobre as vantagens e desvantagens da cada técnica. Houve consenso, todos os debatedores concluíram que as técnicas apresentadas estão e estarão mais presentes na clínica Ortodôntica até o final desta década, e que os Ortodontistas devem aproveitar as oportunidades para o aprendizado.


O evento teve apoio direto das empresas G&M ORTHODONTICS, RENOVATIO, ORAL B, PAPAIZ E VISION ALICATES na exposição comercial, onde apresentaram inovações em materiais e produtos, além de proporcionarem aos Congressistas maior conhecimento dos materiais.
Ao final da Jornada houve a assembléia de posse da nova diretoria da ABOR-SP, sendo ela composta pelos seguintes colegas:


Presidente – Dr Marcelo Jassogne Viola
Vice Presidente – Dr Carlos Parenti
1°Secretário – Dra Ivana Uglik Garbu
2°Secretário – Dr Luiz Carlos de Mesquita Cabral
1°Tesoureiro – Dra Carla Rachid
2°Tesoureiro – Dr Luiz Antonio de Arruda Aidar
Diretor Científico – Dr Jorge Abrão
Diretor Social – Dr Jefferson Vinicius Bozelli
Conselheiro Efetivo – Dr Luciano da Silva Carvalho
Conselheiro Efetivo – Dr Priscila Domingues de Almeida
Conselheiro Efetivo –Dr Renato Bigliazzi
Conselheiro Suplente- Dr Antonio Roberto Munhoz
Conselheiro Suplente – Dra Ivana Maria Amaral
Conselheiro Suplente – Dr Gustavo André Jassogne Viola


Agradecemos e parabenizamos a toda Comissão organizadora da Jornada pelo esforço e dedicação, além de grande oportunidade de atualização profissional e valorização da Especialidade. Nosso objetivo é sempre estar ao lado do Especialista proporcionando atualização e valorização, esta é a nossa missão!