Aguarde, carregando...

Quem Somos

Instituição que desenvolveu-se e firmou-se como verdadeira representante dos Especialistas em Ortodontia do Estado de São Paulo perante a ABOR nacional (Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial) e WFO (World Federation of Orthodontists), tendo como objetivos defender os ideais dos Profissionais que anseiam por uma especialidade de respeito, ética e confiança, com elevado nível técnico e científico buscando a valorização e o reconhecimento da população.

Os professores Tatsuko Sakima, Darcy Flávio Nouer, Francisco Bertoz e José Fernando Castanha Henriques, titulares das faculdades de odontologia do estado de São Paulo, convocaram todos os coordenadores de cursos de especialização do estado para uma tomada de posição, pois entenderam que os formadores de novos especialistas deveriam se manifestar.

Foi proposta uma assembléia geral de ortodontistas, com o objetivo de criar uma nova associação.

 A convocação para a Assembléia Geral, realizada no dia 09 de março de 2002 no auditório da Faculdade de Odontologia de Araraquara, foram feitas pelos jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo". Esta assembléia, que promulgou a criação da APEO, ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ESPECIALISTA EM ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL, contou com um expressivo número de participantes, reunindo mais de 200 especialistas, que foram instigados pelos discursos que enalteceram a iniciativa. A reunião foi presidida pelo Prof. Décio Rodrigues Martins, de Bauru, que coordenou os trabalhos e direcionou o debate sobre o estatuto da nova instituição e a votação da diretoria pró-tempore, secretariado pelo Prof. Ary dos Santos Pinto, de Araraquara. Na ocasião, o presidente da ABOR nacional, Prof. Kurt Faltin Jr., falou aos presentes sobre a importância da criação desta nova entidade e discursou sobre as conquistas da ortodontia brasileira no cenário mundial, através de contatos com os mais renomados professores e pesquisadores do Brasil e do exterior. Em seguida o Prof. Décio deu início à eleição que, por sugestão do Prof. Kurt, indicou o Prof. Tatsuko como presidente pró-tempore da APEO. Neste dia, também foi composta a diretoria provisória da associação.

 

Diretoria Provisória da APEO

Os nomes abaixo referem-se aos membros da diretoria na época da criação da ABOR-SP. Para conhecer a atual diretoria, volte para a home.

Presidente: Dr. Tatsuko Sakima
Vice-Presidente: Dr. José Fernando Castanha Henriques
Diretor Científico: Dr. Paulo Roberto Aranha Nouer
Secretário: Dr. Ary dos Santos Pinto
Diretor Financeiro: Dr. Luiz Gonzaga Gandini Jr.
Diretor Social: Dra. Lidia Parsekian Martins
Conselho Fiscal: Dra. Lilian Regina Fantinati Cardoso, Dr. Kikuo Sato, Dr. Eduardo Cesar Almada Santos
Suplentes do Conselho Fiscal: Dr. Alfeo V. Marinho, Dra. Walkíria Denardi Salomão M. Vilar, Dra. Olga do Val Martins Cruz Sabetta.
Comissão de Estatuto: Dr. Paulo Roberto Aranha Nouer, Dr. Darcy Flávio Nouer, Dr. Jurandir Antonio Barbosa, Dr. Roberto Mario Amaral Lima Filho
Consultores: Dr. Décio Rodrigues Martins, Dr. Hugo José Trevisi

 

A diretoria pró-tempore teve o prazo de 180 dias, a partir da data de criação da ABOR-SP, para apresentar o estatuto e regularizar a nova instituição. O estatuto foi elaborado em tempo recorde pela comissão presidida pelo Dr. Paulo Nouer e nova assembléia foi convocada, no dia 25 de maio de 2002, para sua aprovação e também para a eleição da primeira diretoria. A assembléia confirmou os nomes já definidos.

Em Assembléia Geral realizada em abril de 2009 foi estabelecida uma comissão para elaboração de reformulações do estatuto da Associação Paulista de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial. Fizeram parte da comissão Dr. Kurt Faltin Junior, Dr. José Euclides Nascimento, Dr. Alcides Fabiano Tedesco e Dr. Paulo Tukasan.


Em nova Assembléia Geral realizada no dia 25/09/2010 as reformulações propostas pela comissão foram aprovadas e estabelecidas. Entre as principais destacam-se a alteração do nome fantasia da Associação Paulista de Especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial de APEO para ABOR seção SP, a alteração do processo eleitoral e a mudança da sede para a cidade de São Paulo.